Oficinas

30 AGOSTO -> 1 SETEMBRO’24

31 de Agosto

Oficina:
Texto e imagem - Eis, a história!

Às vezes, certos mistérios ficam claros. Às vezes, permanecem tão escuros quanto as florestas onde estão enterrados.
Como é possível que um autor-ilustrador que não domina inteiramente as ferramentas que utiliza para o seu trabalho, o texto e a imagem, tenha a audácia de por vezes misturar estas duas linguagens em obras publicadas, livros ilustrados, banda desenhada, etc. e isso há mais de três décadas? Cada qual precisa comunicar e ele também, certamente. Mas, como é possível que, ainda por cima, ele se permita compartilhar esta experiência? Talvez sua experiência lhe tenha ensinado alguma coisa? E se aceitasse acompanhá-lo no caminho, , relembrar a história das imagens e das palavras para participar em jogos de construção/desconstrução, para conversar e questionar a relação entre texto e imagem? Talvez possamos todos dizer juntos: Eis, a história! Fico à espera!

Oficina:
Literacia dos afetos: nascer com histórias

Nesta oficina vamos conversar sobre desenvolvimento na primeira infância. Vamos falar sobre os vários recursos de que os pais e demais cuidadores podem fazer uso para facilitar à criança pequena uma imersão na linguagem e no simbólico, desde o nascimento. Vamos ainda experimentar na prática algumas possibilidades de jogar com estes recursos para criar um tempo de mediação leitora regular, dirigida especificamente aos mais pequenos, em contexto escolar e familiar.

 

Oficina:
Ferramentas para Contar Histórias: Corpo, Voz e Imaginação. oficina de leitura em voz alta - ESGOTADA

– Técnicas de relaxamento e consciência corporal;
– Disponibilidade física e mental, concentração;
– Gestualidade, foco e ritmo;
– Dinâmicas de movimento na comunicação oral;
– Respiração abdominal, intercostal e torácica;
– Produção vocal saudável: colocação da voz e abertura dos ressoadores;
– Abordagem ao texto e leitura inicial; correta dicção e a importância da pontuação;
– Criação das imagens mentais que preenchem o texto;
– Exploração de ritmos e diferentes vocalidades na leitura;
– Escutar o público e integrá-lo na leitura/narração.
– Criação das imagens mentais que preenchem o texto;
– Exploração de ritmos e diferentes vocalidades na leitura;
– Escutar o público e integrá-lo na leitura/narração.

Oficina:
O Bosque da criação - Contar e fazer histórias com materiais naturais - ESGOTADA

Nesta formação dirigida a agentes educativos, a ilustradora e arte educadora Margarida Botelho irá partilhar ferramentas e técnicas plásticas com materiais naturais que habitualmente usa na sua prática artística-educativa. A partir dos quatro elementos fundadores; Terra, Ar, Fogo e Água vamos cruzar conhecimento científico, literário e consciência ambiental. A formação prática terá o foco na história enquanto fio condutor para a experiência plástica, educativa e ecológica. Teremos formas, texturas, cores, cheiros, sabores, temperaturas e densidades recolhidos da paisagem que nos rodeia. Os elementos naturais serão as sementes da criação… de espanto em espanto, de respiração em respiração, vamos sentir e criar narrativas naturais!

Oficina:
Geopoética para ler e amar a biodiversidade (incluindo espécies pouco amadas)

Uma oficina de ilustração-performativa e ecologia-biodiversidade para leituras vivas, criativas e poéticas em tom de expedição naturalista inspirada nos cinco princípios “Pessoas/Planeta/Paz/Prosperidade/Parcerias” e de “não deixar ninguém para trás” para ajudar a alcançar alguns objectivos de desenvolvimento sustentável assumidos por 193 países, como proteger a vida marinha e a vida terrestre, permitindo o bem-estar de todos os seres vivos.
Desta forma, iremos conhecer algumas espécies da fauna e flora de Portugal (incluindo as pouco amadas), pois será que escutamos a voz da fauna e da flora e das outras formas de vida que nos rodeia? Como conseguiremos ler a paisagem silvestre permitindo acender diálogos de beleza e de gentileza com os restantes seres vivos? A necessidade de desenvolver a literacia natural, tão importante no equilíbrio da estruturação emocional/corporal, para um melhor entendimento futuro das aprendizagens (mais formais).

Participantes devem levar roupa confortável

Oficina:
Leitura e adolescência: um binómio fantástico?

É possível, hoje em dia, conjugar o verbo ler com a adolescência? Partiremos da análise dos conceitos de “promoção e mediação de leitura” e de “adolescência” para chegarmos à reflexão acerca da nossa experiência pessoal e profissional. Examinaremos questões concretas, como o perfil do mediador, as experiências prévias do(s) leitor(es), o espaço, o acervo e as estratégias de promoção e mediação do livro e da leitura. Indo além de ações pontuais, veremos como criar projetos continuados com o público jovem, de modo a que a literatura possa ser mola para o pensamento crítico, espelho, horizonte largo e fascinante.

Oficina:
Contar com livro álbum ESGOTADA

Esta oficina é destinada a professores, bibliotecários e contadores e para todos os que têm interesse no mundo dos livros álbum e nas suas possibilidades no âmbito da narração oral.

Oficina de escrita criativa:
Beja, uma carta de amor.

A escrita é um ato espontâneo fruto de uma capacidade inata ou é/pode ser consequência de um processo de aprendizagem? Como é que nós escolhemos as palavras mais acertadas para expormos os nossos pontos de vista e as nossas emoções? Como é que as palavras se tornam chaves para podermos abrir a porta da interpretação e da imaginação? Como é que as palavras Beja, carta e amor formam um todo?

A oficina de escrita criativa Beja, uma carta de amor é um espaço de construção de respostas a estas perguntas.

1 de setembro

Oficina:
Beijinhos no pão

Esta é uma oficina (escritório) em que, através de storytelling ou food telling, vamos contar e narrar as histórias de comidas, resgataremos a memória ancestral dos nossos alimentos e refeições, até obtermos um livro de receitas que nos permita preservar a gastronomia das nossas avós, das nossas mães e preservar também os sabores, tal como as histórias que manteremos vivas da cozinha e do calor do fogão.

Oficina:
Silêncio, escuta e voz

As fontes dos narradores orais são, por vezes, textos escritos que, para serem contados, devem ser oralizados: colocando-lhes pele, coração e fôlego. Outras vezes alimentamo-nos de histórias da tradição oral que lemos nos repertórios de escritores ou folcloristas e de que nos temos que apropriar para que soem verdadeiras. E outras vezes o nosso repertório é construído com o que ouvimos. Para ouvir e contar é preciso silêncio.
Esta oficina parte do silêncio e da escuta e propõe a criação de um repertório que, passando pelo coração, encontra a sua pulsação e chega à nossa voz, impregnando-se da nossa respiração, para chegar da nossa pele à pele do outro.

Oficina:
Ouvir para ler

Esta formação propõe um percurso pelos aspetos basilares da nossa formação leitora, desde as primeiras leituras que fazemos do mundo, na aprendizagem da escuta de nós próprios e do outro, até à chegada ao Livro e à criação de leitores autónomos. O despertar para a palavra desde a barriga da mãe, o papel da primeira infância e do exercício de ouvir e contar no processo de aquisição da linguagem e no desenvolvimento de competências leitoras, e a importância da memória, do património oral e dos contos populares na nossa formação e enraizamento enquanto indivíduos.

Oficina:
Contos com objetos - ESGOTADA

Contar uma história é abrir caminho ao sonho. Será que os objetos nos ajudam a sonhar?
Nesta oficina, vamos utilizar alguns princípios do teatro de marionetas e formas animadas para contar um conto tradicional.
Durante a sessão, os participantes são convidados a realizarem alguns exercícios de expressão dramática, com corpo e voz, para depois explorarem o uso de objetos para contar o conto.
No final da sessão, serão apresentados os resultados ao grupo.

 

Oficina:
Ler com a ponta dos dedos

Estimular as múltiplas possibilidades de leitura e escrita de textos literários em dispositivos digitais. Mostrar as diferenças entre os livros que vêm do mundo físico (papel) para o digital e aqueles que são já pensados para as plataformas virtuais, a chamada Literatura Digital. Conhecer os Apps de leitura digital e a diversidade disponível.

Oficina:
Dinamização da leitura através de histórias e escrita

Contaremos histórias a partir da verdade de cada uma.
Procuraremos em cada um o lugar a partir do qual contamos.
Utilizaremos os cinco elementos (fogo, terra, água, ar e espaço) para acompanhar a leitura e a escrita.
Conte com o corpo.
Conte com objetos.
Tem álbuns.
Ler em voz alta.
Aceite sua própria voz.
Construa sua própria mala de contador.

Oficina de escrita criativa​:
Beja, uma carta de amor.

A escrita é um ato espontâneo fruto de uma capacidade inata ou é/pode ser consequência de um processo de aprendizagem? Como é que nós escolhemos as palavras mais acertadas para expormos os nossos pontos de vista e as nossas emoções? Como é que as palavras se tornam chaves para podermos abrir a porta da interpretação e da imaginação? Como é que as palavras Beja, carta e amor formam um todo?

A oficina de escrita criativa Beja, uma carta de amor é um espaço de construção de respostas a estas perguntas.

Preços e Bilhetes

45€ = Bilhete Duas Oficinas + CertificadoS

2 oficinas com certificados e certificado PA2024

25€ = Bilhete Uma Oficina + CERTIFICADO

1 oficina com certificado. Não inclui o certificado PA2024

20€ = Bilhete Certificado PA2024


Certificado PA2024.
 Não inclui oficinas

Bilhete Gratuito

Destinado à comunidade escolar do concelho de Beja.

Dá acesso a 2 oficinas com certificados e certificado das Palavras Andarilhas 2024

Os bilhetes gratuitos só podem ser adquiridos nos pontos de venda da Biblioteca Municipal de Beja ou no Pax Julia – Teatro Municipal.

Acesso livre e gratuito a todas as atividades que decorrem no Jardim Público de Beja.

 Inscrição necessária apenas para as oficinas e para obter certificado, conforme preçário acima.

Após a compra do bilhete na BOL e pagamento, receberá um email da organização das PA, com um formulário para escolher as oficinas que pretende. 

No dia seguinte irá receber um email com a confirmação.