17ª edição das Palavras Andarilhas 30 de agosto | 18h30 | Conferência Auditório do Coreto Literatura e Natureza Joana Bertholo (PT), Marina Palácio (PT) e Sandra Guerreiro Dias (PT) Moderação: Sara Rodi (PT) | |
Nota Biográfica
Sandra Guerreiro Dias nasceu em Beja.
É professora adjunta convidada da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Beja, onde tem lecionado língua e literatura portuguesas.
É licenciada em Estudos Portugueses, mestre pré-bolonha em Literatura e História e doutorada em Estudos Literários pela Universidade de Coimbra, com tese financiada pela FCT (2016). É Investigadora Integrada do Centro de Literatura Portuguesa da mesma universidade, no grupo “Mediação Digital e Materialidades da Literatura“, investigadora colaboradora do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa (FLUP), do grupo “Intermedialidades”, e do ICNova (Nova FCSH). Tem dedicado a sua investigação às relações entre literatura e outras artes.
Colabora, ainda, desde 2016, com o Arquivo Digital da Poesia Experimental Portuguesa (Universidade Fernando Pessoa – Porto). É membro da Rede Internacional de Universidades Leitoras (RIUL), da Electronic Literature Organization (ELO) e da Associação de Professores de Português (APP).
É autora da primeira monografia sobre poesia e performance em Portugal, intitulada O Corpo como Texto (2016). Integrou vários coletivos poéticos, realizando performances um pouco por todo o país, e, como poeta, tem publicado em diversas revistas e antologias de poesia experimental.