17ª edição das Palavras Andarilhas 31 de agosto | 18h00 | Auditório do Coreto Conferência Literatura infantil e cidadania Ana Cristina Silva (PT), Andreia Brites, Subcomissária do Plano Nacional de Leitura (PT) e Pep Duran (SP) Moderação: João Pedro Mésseder (PT) | |
Nota Biográfica
João Pedro Mésseder (Porto, 1957) é autor de livros de aforismos, de contos breves e de poesia (alguns premiados, como Fissura; Uma Pequena Luz Vermelha; Clube Mediterrâneo – doze fotogramas e uma devoração; e Estação dos Líquidos). Para crianças e jovens publicou O Meu Primeiro Miguel Torga (editado pela LeYa | Dom Quixote, destacado pelo Júri do Prémio Nacional de Ilustração de 2009 e recomendado pelo Plano Nacional de Leitura); e Caras (ilustração de Inês Oliveira, Selo “Distinção” Caminhos de Leitura e “Menção Honrosa António Torrado” Caminhos de Leitura para o melhor livro de 2022, do Observatório de Leitura de Pombal). Também obtiveram prémios ou distinções públicas as suas obras para a infância e a juventude Versos com Reversos; Palavra que Voa; Pequeno Livro das Coisas; De Umas Coisas Nascem Outras; e As Casas das Coisas, todas editadas pela LeYa | Editorial Caminho, tal como o seu Romance do 25 de Abril, escolhido para a seleção “50 anos, 50 dias, 50 livros em liberdade”, do Plano Nacional de Leitura, em 2024. Nesta área tem, pois, publicado contos ilustrados e livros de poemas.
João Pedro Mésseder é nome literário de José António Gomes, doutorado pela Universidade Nova de Lisboa e professor coordenador de Literatura na Escola Superior de Educação do Porto, crítico literário (no JL, na Vértice e noutras publicações), investigador integrado do CIPEM-INET-md, autor de livros, numerosos artigos e antologias nas suas áreas de especialidade. Escreveu sobre autores como Luísa Dacosta, Eugénio de Andrade, Sidónio Muralha, Miguel Torga, Matilde Rosa Araújo, Manuel António Pina, Saramago, Urbano Tavares Rodrigues, Manuel Gusmão, Rita Taborda Duarte e muitos outros. Assinou com o seu nome civil as obras Para Uma História da Literatura Portuguesa para a Infância e a Juventude (1998) e Figurações do Desejo e da Infância em Eugénio de Andrade (2010), entre outras.