Quem somos

Somos um projecto do Município de Beja – a partir da sua Biblioteca Municipal – e vários parceiros com interesses partilhados na área da narração, educação, leitura, ilustração e património imaterial.

Somos uma festa da palavra contada, lida, ilustrada que em 2018 integra na coprodução para além do Município de Beja, as associações:

Ouvir e contar
Associação de Contadores de Histórias

Laredo
Associação Cultural

Carpe Librum
Movimento Educação pela Arte e pela Leitura – Associação Cultural

A XV edição das Palavras Andarilhas  foi co-financiada pelo

PROJECTO 0363 1234REDES CON 6E

Eixo: 3. Crescimento sustentável através da cooperação transfronteiriça para a prevenção de riscos e a melhoria da gestão dos recursos naturais.

Este projecto é co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do programa INTERREG V A ESPANHA-PORTUGAL (POVTEP) 2014-2020.

O que oferecemos

Encontro de Aprendizes do Contar que se estrutura em torno de um conjunto diversificado de conferências e Oficinas – exige inscrição e pagamento. Tem um certificado. Descobrir caminhos para trabalhar melhor é o lema que nos conduz ao longo destes anos e onde teoria e prática se cruzam trazendo reflexão e experiências significativas na área da literatura, das práticas de formação de leitores, da escrita criativa, da narração oral, da leitura em voz alta, da ilustração e literacias.

Festival de Narração Oral “Eu conto para que tu Sonhes”. Este festival recebe contadores e mediadores de leitura dos 4 cantos do mundo. É um espaço de divulgação da narração nacional e internacional e da actividade de dezenas de mediadores de leitura. Os contos em muitas línguas, a música, a poesia cruzam-se nas tarde e noites oferecendo programação para todas as idades, celebrando o prazer infinito de escutar. Entrada livre.

Mercadinho Andarilho – feira de leitura
Assumindo diferentes contornos de ano para ano, conta com a presença de pequenos editores e livreiros, projectos de mediação de leitura e ilustração, É um espaço aberto ao público em geral e onde há sempre qualquer coisa a acontecer e a mercar.

Palavras Andarilhas | Estafeta dos Contos
Projecto partilhado com bibliotecas públicas, escolares, associações de diversas índoles que se inscrevem para realizar, com os seus recursos, sessões de narração para os seus públicos regulares. Partindo de Beja a estafeta percorre durante meses dezenas de lugares.

Começa poucos dias depois do fim do Encontro. Para participar é necessária uma INSCRIÇÃO PRÉVIA. Recolhidas todas as inscrições são definidos: um itinerário e um calendário de sessões – enviados por email para todos os inscritos. A estafeta é anunciada em Beja, na noite dos Andarilhos.

Juramento Andarilho

Palavras Andarilhas

Mercado da Palavra