Emílio Remelhe

Eugénio Roda é pseudónimo de Emílio Remelhe (Barcelos, 1965), professor de Desenho, Ilustração e Escrita Criativa na ESAD-Escola Superior de Arte e Design de Matosinhos e na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Escreve histórias, textos para teatro e poesia para crianças pequenas e grandes, para adultos grandes e pequenos. Desenvolve trabalho principalmente em parceria com o ilustrador Gémeo Luís. Tem trabalho publicado em inúmeras editoras de onde se destacam as Edições Eterogémeas. Participa em encontros, realiza ações de formação e oficinas para diferentes públicos, leitores, estudantes, professores, animadores, bibliotecários. Foi nomeado pela Sociedade Portuguesa de Autores para o Prémio Autores 2010 com o livro Azul Blue Bleu (Eterogémeas).

 Oficina: Bem-dito bocadito com o lobito mal-dito

Os homens contam por tudo e por nada, descontam quase tudo ou quase nada, recontam tudo e mais alguma coisa. E tanto têm em conta este ou aquele como perdem a conta disto ou daquilo. Vista como privilégio que é, esta capacidade humana é libertadora. Vista como condição que é, esta característica humana mantém-na refém nos seus próprios espartilhos. Nas suas narrativas, o ser humano (ab)usa (de) outros seres: seres da sua própria espécie, seres de outras espécies. Fala deles para falar de si, põe-lhes as suas virtudes e os seus defeitos, atribui-lhes identidades e significados, define sobre eles padrões, cola-lhes rótulos, estigmatiza-os.

Numa escrita-leitura pessoal e automática, prevista e imprevisível, individual e colaborativa, vamos passar um bom bocado na toca do lobo dito mau: toca a contar, toca a recortar, toca a conversar, toca a colar, toca a escrever, toca a colaborar, toca a ler, toca a redescobrir, toca a divertir.

 

Vai Andarilhar por Beja em:

24 de agosto sexta-feira
12h00 
Roseana Murray e Eugénio Roda:
Narrare humanum est
Moderação de Benita Prieto
Auditório do Jardim Público #

15h30 – 17h30 EXPERIMENTAR | FRUIR #
Oficina: Bem-dito bocadito com o lobito mal-dito
Contar por tudo e por nada

Escola Secundária Diogo Gouveia

# inscrição BOL