Bruno Batista

Bruno Batista (n.1979) é ator, formador, animador e contador de histórias. Formou-se em Animação Cultural e Educação Comunitária na Escola Superior de Educação de Santarém (2003), recebendo duas bolsas de mérito da Secretaria de Estado do Ensino Superior. Complementou a sua formação com cursos intensivos em Educação não-formal na Polónia, França e Valência, integrados no programa Erasmus. Na área teatral frequentou vários workshops e cursos intensivos com Varela Silva (Cendrev), Estrela Novais, Teresa Vieira, José Abreu, Filipe Crawford, Rui Sérgio, Helena Flor Dias, Vera Keel, Marco António Del Carlo.

Na associação Ideias do Levante. onde é sócio fundador, fez Memorial do Moleiro, Afonso III, Um fôgo e Pêras com Figueira Cid, As três Abóboras com Jorge Soares, Amores de D. Perlimplim com Helena Tapadinhas, A Princesa Pele de Burro com Rita Wengorovius, O Solário e Fora do Armário (no qual foi produtor) com Rui Sérgio (1995-2003).

No Teatro da Trindade participou na Desobediência e Os Maias no Trindade com Rui Mendes, O Dia das Mentiras com Fernando Gomes e O Elixir do Amor com Maria Emília Correia (2007-2009). Encenou À Espera… (2005) e foi assistente de encenação com Marco António Del Carlo em Figuração Especial(2009).

Recentemente está nos Musicais infantis Cinderela: uma história de magia e Quem acorda a Bela Adormecida com a Companhia Rituais Dell Arte, andando em digressão por todo o país.

Tenor, cantou no Grupo Coral Ideias do Levante durante 4 anos, recebendo formação de canto (1996/00).

Como Contador de histórias estagiou nas bibliotecas de Santarém e Portimão, desenvolvendo programas de animação e trabalhou em continuidade na biblioteca de Lagos. Tem realizado sessões e palestras por todo o país em escolas, bibliotecas, festivais e encontros. Na Associação Ideias do Levante dinamizou o projeto Contadores do Levante (2004/5). Na biblioteca de Lagos criou o projeto Contos contados por miúdos (2005/6). Na Rádio Racal criou programa Conto num Minuto (2003/4). Na Fundação do Gil desenvolveu a Hora do Conto nos hospitais do país (2005/2014) e foi formador dos voluntários. Desde 2016 colabora com um projeto semelhante Nuvem Vitória onde é também voluntário e formador. Com a Estórias de se Tirar do Chapéu fundou em 2012 a Escola de Narração e com o Teatro Experimental de Lagos criou o projeto Noites EnContadas (2014). Na Livraria Cabeçudos, na Loja Leituria e na Livrarias Bulhosa tem desenvolvido um trabalho de continuidade de promoção do livro e da leitura.

Como formador certificado tem veiculado vários workshops por todo o continente e ilhas e foi docente desde 2006 até 2015 das disciplinas das áreas das expressões nos Cursos profissionais do ensino público.

Atualmente desenvolve trabalho de animação num centro de dia e tem um projeto de narração e educação pela arte em continuidade num colégio particular.

Vai Andarilhar por Beja em:

24 de agosto sexta-feira
19h30 Livros nas pontas dos dedos
Bruno Batista
Público: pais e filhos.
Jardim Público: Canteiro 2

25 de agosto sábado
19h30 Livros nas pontas dos dedos
Bruno Batista Público: pais e filhos.

Jardim Público: Canteiro 2