Alexis Pimienta

Alexis Díaz Pimienta é  narrador repentista, escritor e investigador. Publicou 28 títulos, tendo obras traduzidas em inglês, francês, italiano, farsi, árabe, alemão e búlgaro. Colabora em revistas e antologias, e é autor de guiões de cinema e peças de teatro. Recebeu diversos prémios, em Espanha e em Cuba. Dirigiu e protagonizou diversos projectos de TV e rádio. Fundou e dirige o projecto ORALITURA, uma plataforma disponível na web, e o projecto poético-musical Los Pimienta.

Director da Cátedra Experimental de Poesia Improvisada e Sub-director do Centro Iberoamericano de la Décima y el Verso Improvisado (CIDVI), ambos com sede em Havana, é membro da Unión Nacional de Escritores y Artistas de Cuba (UNEAC). Participou em congressos e festivais internacionais e promoveu cursos, seminários e conferências sobre oralidade e improvisação em Universidades e centros de professores e de artista, em mais de 25 países, tais como : México, Venezuela, Argélia, Colômbia, Itália, Portugal, Síria, Brasil, Argentina, Rússia, Sérvia, Alemanha, Uruguai, Panamá, Porto Rico, Cuba, Chile, Espanha, França, Alemanha, Suíça, Equador

 Oficina: Criação poética e jogos orais

Experiência poética que tem como objectivo fundamental incentivar os hábitos de leitura através de jogos orais e mnemotécnicos, improvisações, adivinhas, contos e outros recursos lúdico-recreativos. Utilizando uma metodologia activa e participada, baseada em exercícios e jogos com rima, versos e estrofes, o poeta desperta no grupo o seu potencial criativo. De forma lúdica potencia-se a concentração, a memória, o domínio lexical e sintáctico e enriquece o vocabulário, potencia-se o carácter competitivo. Hoje, em muitos lugares, começa-se a utilizar a oralidade como recurso pedagógico, regressa-se aos exercícios mnemotécnicos, ao ritmo, ao jogo da memória, suportados nos cantos folclóricos e nas formas tradicionais do saber.

Vai andarilhar por Beja em:

24 de Agosto sexta-feira
18h00 Encontros da Mouraria
Alexis Pimienta / repentista | Maria José Barriga (Etnomusicóloga – cantos ao desafio)
Auditório da Mouraria

25 de agosto sábado
15h30 – 17h30 EXPERIMENTAR | FRUIR #
Oficina: Criação poética e jogos orais
Escola Secundária Diogo Gouveia

21h30 FESTIVAL DE NARRAÇÃO
“Eu conto para que tu sonhes” e de repente…

Alexis Pimienta | Thomas Bakk 
Auditório do Jardim Público

# inscrição BOL